ELO COLLAB - COLEÇÃO ARAGEM
top of page

ELO COLLAB - COLEÇÃO ARAGEM

O Ceará, na coleção aragem, é inspiração e palco. O que perpassa essa terra? Explorando imageticamente os recortes que compõem o estado, serra, mar e sertão, encontramos uma congruência: a brisa.






COM APOIO DE EDITAL DA ECONOMIA CRIATIVA, MARCAS

ELEMENTO FIO, K E PADMA APRESENTAM A COLEÇÃO ARAGEM - ELO COLLAB COM LOOKS INSPIRADOS NO CEARÁ, UNINDO DESIGN E ARTESANATO TRADICIONAL.




Um desejo, três ideias, um pacto. Assim nasceu em 2016 o projeto elo, união entre a arquiteta Suyenne Lemos e as designers Evelyn Matthews e Monike Oliveira, na busca de transformar sonhos em negócios criativos, revelados nas marcas autorais elemento fio, k e padma. Desde a origem, o elo tece sobre empatia, colaboração e coragem, conceitos que marcarão o pré-lançamento online da coleção aragem. O lançamento será virtual, e as três marcas também comercializarão suas criações através da plataforma digital, todas as peças com pré-venda, uma forma de evitar desperdícios e respeitar o tempo do fazer artesanal.


O objetivo da collab também foi mostrar o potencial do colaborativismo, tendo como modelo o desenvolvimento de uma coleção que une três marcas de design autoral, sendo uma de moda e duas de joias. A coleção teve como direcionamento conceitual o artesanato tradicional cearense, desenvolvendo peças exclusivas que valorizem e expressem as singularidades regionais, permitindo a difusão da moda e do artesanato do Ceará. Além disso, possibilitar a visibilidade do artesanato como produto de moda e de luxo e estimular o consumo consciente, aproximando o consumidor do processo de concepção e execução das peças, valorizando o artesanato tradicional cearense em sua cultura, com as tipologias antigas do estado e fortalecer o fazer artesanal por meio da criação autoral.



O Ceará, na coleção aragem, é inspiração e palco. O que perpassa essa terra? Explorando imageticamente os recortes que compõem o estado, serra, mar e sertão, encontramos uma congruência: a brisa. O vento forte que impulsiona a jangada dos bravos povos do mar. O sopro leve que atravessa as serras e maciços, e vira melodia no farfalhar as folhas. O alento que levanta pó e chega como trégua no sertão, curveando, abraçando a rede e o sono no alpendre. Ao buscar retratar a diversidade de paragens do estado, foi no invisível que encontramos similaridade. As mudanças de cenário nos fornecem material iconográfico, mas na brisa nos reconhecemos como um.


A partir desses recortes, cada uma com seu olhar, iniciamos o processo de criação das peças. O artesanato foi o foco do projeto. Colocar esses fazeres em uma produção diferente: agregar para fortalecer. Assim nasceram as peças ora apresentadas, da miscelânea do design e suas técnicas, e do artesanal e seu tempo próprio, das paisagens que predominam, das memórias e dos afetos.




SERRA - PADMA

Minha aventura desenvolvendo a coleção aragem, segue em direção a serra. Tudo começa no caminho, na subida, nas curvas sinuosas, no vento batendo do rosto, no cheiro de mato molhado, de chegar mais perto do céu. Nesse contexto diversificado à princípio foram surgindo três linhas inspiradas nos paredões do relevo e das curvas sinuosas. A utilização da madeira como representação da mata e a prata como a água. Ícones tão abundantes na serra.




MAR - K

Foi olhando para o mar, vendo sua imensidão, que nasceu nossa coleção. Águas que lavam a alma, Mar de inspiração com suas ondas calmas e enfurecidas, que no fundo esconde segredos, que alimentam o homem. Mar de histórias, das jangadas com pescadores em suas roupas simples em algodão, das tramas dos fios que formam as redes de pesca. Tudo no mar é inspiração, tudo no mar é encanto.




SERTÃO - ELEMENTO FIO

''No repertório de imagens que trago comigo, se destacam as cores do sertão. A luz dura, o céu de um azul que grita, a terra e suas variações tonais, a vegetação que muda com os ciclos e as chuvas, num momento verde, no outro, secura agreste. Ao pensar no Sertão, também houve uma associação quase imediata com a rede e a tecelagem de que é feita, o algodão, os fios que urdem e tramam. Por se tratar de objeto tão pequeno, o tecer precisou ser adaptado, e saiu das mão habilidosas da Artesã e designer Ione Pioner. Nas três linhas que compõem a coleção, o algodão, a rede, o chão rachado e as construções rústicas foram as principais referências visuais. Assim, predomina o irregular, o assimétrico, o rudimentar. '' Suyenne Lemos





SOBRE AS MARCAS


Padma

Marca de joias autorais, a padma tem a emoção como premissa. Da escolha do tema das coleções, aos materiais selecionados, os produtos são impregnados de sentidos. Acreditamos que a joia marca momentos e expressa sentimentos únicos e verdadeiros. Convidamos você a se emocionar com nosso universo particular.


K

Somos uma marca hybrid fashion. Acreditamos no equilíbrio entre a produção consciente e ética do slow e a democratização e dinamismo do fast.

Fazemos uma moda de desenho simples, atemporal, que prioriza os materiais nacionais. Em algumas peças unimos o design, nossa essência, e o artesanato, nossa cultura.

Trabalhamos com mão de obra local e em nossa produção usamos uma cartela de cores que não deixa dúvidas, produzimos em uma única cor, o preto. Afinal, ninguém precisa mais do que algumas roupas pretas para um guarda-roupa inteligente, consciente e sustentável.


Elemento Fio

A marca de joias autorais utiliza técnicas tradicionais do ofício da ourivesaria. Cada peça é produzida com um desenho simples, elementar. O que nos move são os processos, fazer existir ideias em que acreditamos. O fazer é essencial. Adentre o nosso universo e se encontre em uma peça. As peças são conceituadas e executadas pela Arquiteta Suyenne Lemos.





QUEM APOIA ESSE PROJETO :

Sebrae

Penteadeira Amarela - www.penteadeiraamarela.com.br / @penteadeiraamarela

Pontual Comunicação (assessoria)

Loja Cena Autoral


EQUIPE


Foto: @aniebarreto

Vídeo: @laysgirao

Beauty: @vinyholanda

Modelo: @yasminliss

Roupas: @usek_

Joias: @elemento_fio e @soul_padma-

Artesanato em Madeira: @elienai_eso

Tramas artesanais: @ionepioner

Artesanato em Crochê: Neila, Dona Oglady


LANÇAMENTO DO SITE E PRÉ-VENDA


Acessando o site www.elocollab.com

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page